Semanas de moda 2024: veja o que foi destaque

Semanas de moda 2024: veja o que foi destaque

As semanas de moda do início de 2024 reuniram marcas e estilistas renomados nas principais capitais mundiais para apresentar as tendências para as próximas estações. Os eventos foram marcados pela presença de celebridades, fashionistas e grandes personalidades da moda. 

A programação contou com coleções clássicas, alfaiatarias com modelos esportivos, peças com brilho, tecidos transparentes, meias calça coloridas e renda. Grandes grifes, como Twinset, Valentino Le Noir, GCDS, Fendi, Coach, Michael Kors e Carolina Herrera abrilhantaram os desfiles com muito estilo e sofisticação. 

E aqui você vai conhecer as principais tendências e destaques da semana da moda de 2024 para se inspirar e montar os seus próximos looks. Acompanhe!

Casaco de pele fake fur 


Os casacos fake fur ou pele falsa tomaram conta das passarelas nas últimas temporadas de outono/inverno e, em 2024, não foi diferente. A peça queridinha das celebridades combina a estética estética Mob Wife, resgatando o protagonismo nos anos 80 e 90.

As peças também fazem referência a estética retrô e old money relacionada ao estilo lifestyle dos “velhos ricos”. Ou seja, remete ao poder de compra de famílias poderosas e glamourosas da alta sociedade. 

Durante a New York Fashion Week, o modelo marcou diversos desfiles de designers de moda conceituados, como Michael Kors, Prabal Gurung e 3.1 Phillip Lim. Os casacos volumosos e aconchegantes também foram destaques na Semana de Alta-Costura de Paris. 

All black


O look all black surgiu em meados do século XVI e, com o passar do tempo, a tendência ganhou mais destaque, fazendo parte das coleções de grandes estilistas. O visual composto por roupas pretas ressaltou o tapete vermelho e as passarelas da semana de moda de Paris. 

As diferentes modelagens de Valentino Le Noir se sobressaíram entre conjuntos curtos de alfaiataria, camisas e saias rodadas até a altura da canela. As coleções ainda mostraram casacos longos e uma segunda pele cobrindo até o pescoço.

Outro destaque da marca foi a tendência free the nipple — transparência sem sutiã. As peças surpreenderam ao apostar no estilo all black trazendo um toque de mistério. As rendas transparentes pretas se destacaram nos vestidos formando camadas delicadas.  

Brilho



Certamente você já ouviu falar da Era de Ouro de Hollywood, mas você sabe qual é a sua relação com a moda? As tendências de roupas dos anos 1930 foram marcadas por muito brilho e glamour inspiradas em grandes estrelas hollywoodianas, como a atriz Katharine Hepburn.

Na NYFW, as grifes de Christian Cowan resgataram essa tendência com looks brilhantes e penteados elaborados com laquê. O design apresentou peças feitas com tecidos acetinados transparentes, fazendo os convidados reviverem um pouco da época.

Já o desfile da Michael Kors, também se destacou por apresentar modelos glamourosos e brilhantes. O estilo foi incorporado às peças que enalteceram a feminilidade e o romantismo com um toque de transparência, plumas e rendas. 


Dupla de bolsas

 

A coleção da Coach trouxe itens de luxo inspirados na energia vibrante de Nova York. O desfile reuniu peças com um aspecto punk romântico que incluíram croppeds preto, moletons, coturnos e laços grandes. 

Porém, o ponto alto do desfile da marca em 2024 foram as bolsas em dose dupla. Os looks foram elaborados com o velho e bom truque de styling, explorado por fashionistas mundo afora. A ideia é combinar duas bolsas: uma grande e uma pequena da mesma cor ou em diferentes tons. 

Além de funcionarem como acessórios funcionais, ainda adicionam estilo e personalidade à produção. Essa tendência é uma grande aposta para o outono/inverno norte-americano, mas e, por aqui, será que conquista os corações brasileiros? 

Minissaia + bota


Quem disse que as roupas curtas não são bem-vindas no inverno? Quando os vestidos curtos e minissaias são combinados com botas ficam superelegantes. Essa foi a proposta da coleção outono/inverno de Tommy Hilfiger na semana da moda de Nova York. 

A grife contou com roupas inspiradas no sonho da América que reuniram peças essenciais do guarda-roupa adaptadas para o estilo da marca. As minissaias e vestidinhos curtos se destacaram entre botas de cano longo minimalistas e ousadas com detalhes em plumas.

Para compor o look, o estilista explorou uma paleta de cores neutras e vibrantes, como o azul, vermelho, bege e branco. Já as camisas de botão, casacos e boinas tão famosas nas ruas de Nova York, adicionaram sofisticação às produções. 


Cores neutras

 

Falando em cores neutras, elas marcaram presença nos desfiles da semana da moda de Nova York em grande estilo. A coleção de inverno de Proenza Schouler, por exemplo, apostou em looks monocromáticos construídos com peças brancas e pretas, proporcionando um visual minimalista.

Já a grife de Carolina Herrera, abriu o evento no quarto dia e surpreendeu com uma coleção repleta de babados e cintura marcada. Os diversos looks com vestidos, saias e camisas criaram um estilo elegante intercalando paletas de cores neutras. 

Com a presença ilustre da cantora Beyoncé na primeira fila do desfile, a coleção de Raul Lopez, da grife Luar, chamou a atenção. O designer destacou peças lisas e volumosas da marca e explorou tons de cinza, marrom e preto. 

Meia-calça colorida 

O colorido também tomou conta da semana de moda de 2024 e trouxe de volta uma das principais highlights dos anos 80 — as meias-calças coloridas. 

O desfile da GCDS, na Milan Fashion Week combinou leveza e personalidade aos looks. As peças, em tons de vermelho, azul, amarelo e verde-musgo, harmonizam com minissaias, casacos e sapatos de salto alto. 

Já a Fendi apresentou tendências com botas de cano longo, tornando o estilo mais sutil para quem deseja montar um look mais discreto.  

Fique por dentro das novidades com a Basico.com

A Basico.com é uma marca totalmente brasileira focada no estilo básico, versátil, clássico e elegante de se vestir. A marca traz roupas fabricadas com tecidos feitos com algodão pima, egípcio, orgânico e muito mais.

As peças se destacam pela qualidade premium, conforto e leveza, além de serem confeccionadas com tecidos que não amassam e nem desbotam. Para quem gosta de seguir as tendências da moda, as camisetas da marca garantem estilo, praticidade e versatilidade na hora de montar looks. 

Acompanhe o nosso blog e a Basico.com nas redes e fique por dentro das novidades do mundo fashion!